O Aeroporto Internacional de Cabo Frio e o Terminal de Transatlântico vão receber ações educativas de combate ao Aedes Aegypti. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Saúde, através da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, e conta com distribuição de panfletos e explicação sobre o combate do mosquito e suas doenças. A primeira ação acontece nesta sexta-feira (5) na chegada dos passageiros do transatlântico MSC Preziosa.
SAIBA MAIS:
Hemolagos alerta para baixa no estoque de bolsas de sangue
UPAs de Cabo Frio realizam mais de 216 mil atendimentos em 2017
Novos equipamentos começam a ser entregues nas unidades de saúde de Cabo Frio
“Nosso objetivo é incentivar os turistas a se prevenirem e contribuírem com o controle de mosquito. Estaremos em todos os pontos de desembarque distribuindo panfletos e esclarecendo possíveis dúvidas”, disse a coordenadora em Vigilância em Saúde Ambiental, Andrea Nogueira.
As ações seguem na segunda-feira (8) no desembarque do vôo de Belo Horizonte no Aeroporto Internacional de Cabo Frio. Ao todo a equipe terá nove agentes, além de interpretes da língua espanhola e inglesa.
A previsão é as ações aconteçam em todos os desembarques de vôos domésticos durante o mês de janeiro, e na chegada de transatlânticos, até março.
O mosquito Aedes Aegypti é o transmissor da dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus, este último, tem relação com a ocorrência de casos de microcefalia em bebês. O mosquito tem reprodução em águas paradas e ocasiona grandes números de casos em todo o Brasil, principalmente no verão.