Chegada do verão alerta para combate ao Aedes aegypti

Calor e chuva costumam aumentar os focos de infestação

Com a aproximação do verão, é importante ficar atento às medidas preventivas contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika, febre amarela e chikungunya. O inseto costuma se proliferar durante altas temperaturas atreladas às precipitações de chuva, o que tem sido constante em Cabo Frio nas últimas semanas.

Segundo a Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental, esse é período do ano que o mosquito intensifica o ciclo de reprodução, favorecido pelas condições climáticas, por isso pe necessário reforçar a campanha para combater possíveis focos de infestação.

“O mosquito se prolifera durante todo o ano, mas em períodos quentes é preciso cuidado redobrado. A reprodução triplica, e até quadriplica. Água parada e clima quente e úmido favorecem e muito a aceleração da reprodução do mosquito”, explicou a coordenadora da pasta, Andreia Nogueira.

Ainda segundo a coordenadora, atualmente, a principal forma de prevenção e controle do Aedes aegypti se dá através da eliminação de possíveis focos de forma individual e coletiva, sempre visando a participação comunitária e o estimulo de estruturação de políticas efetivas para o saneamento básico ambiental.

Andreia ressalta que as a ações da Vigilância em Saúde Ambiental acontecem durante todo o ano. Os agentes do setor percorrem constantemente os bairros da cidade atuando no controle e focos do mosquito e os criadouros predominantes.


“Este ano a Vigilância realizou um georreferenciamento aéreo, voo de helicóptero junto com a Base Aérea Naval, para mapear casas abandonadas com piscinas não tratadas, charcos (áreas com alagamentos por chuvas), caixas d’água sem tampas e pontos estratégicos como: ferro velhos, praças e etc. E já está agendado para janeiro de 2020 um novo voo”, contou a coordenadora.


Andreia reforça ainda que mesmo com trabalho dos agentes, toda a população deve ficar atenta e realizar as ações de prevenção para coibir a proliferação do mosquito.

“Os criadouros podem ser evitados quando o morador fica atento aos vasos e pratos com plantas expostos, bebedouros de animais, lixo, caixas d’água e qualquer outro local que possa ter acúmulo de água. Lembrando que temos que fazer o uso racional de inseticida para assim não causar resistência aos mosquitos”, concluiu.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.