Todos os dias mulheres são assediadas sexualmente em vários locais, sejam públicos ou privados. E esse assédio não é só no ambiente de trabalho. Segundo pesquisa nacional do instituto Datafolha, divulgado no início do ano, quatro em cada 10 mulheres brasileiras (42%) relatam já ter sofrido assédio sexual. De acordo com o artigo 216 A do Código Penal Brasileiro, constranger alguém com intuito de levar vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente de sua forma de superior hierárquico, ou ascendência inerentes a exercício de emprego, cargo ou função, é crime com pena de um a dois anos de cadeia. Por isso a Coordenadoria-Geral dos Direitos da Mulher (COGEDIM) de Cabo Frio faz um alerta de como proceder diante de situações como essas.
SAIBA MAIS
Prefeitura convoca beneficiários que ainda não assinaram contrato do Minha Casa Minha Vida
Assistência Social fará mutirão para cadastramento no CadÚnico
“O primeiro passo é procurar a Delegacia da Mulher, ou a Coordenadoria da Mulher”, explica a coordenadora Tereza Tenan, lembrando que todo o atendimento é sigiloso, e os casos são diferentes. “Quando a mulher nos procura e relata o fato, fazemos o encaminhamento para a Delegacia Estadual de Atendimento à Mulher (Deam). Também oferecemos atendimento continuado através de uma equipe multidisciplinar, caso elas necessitem e desejem. Ouvindo a história dela poderemos definir qual tipo de ação tomar porque, às vezes, ela não quer fazer registro de ocorrência: está só buscando tratamento psicológico para se fortalecer e sair da situação. No entanto, elas não devem silenciar, pois o silêncio só contribui com para a impunidade”, alertou Tereza.
Ainda segundo a coordenadora, a mulher que sofre assédio sexual fica muito abalada e tem medo de perder seus vínculos. “Quando o assédio é cometido por uma pessoa que é do seu círculo de trabalho ou familiar, é muito mais doloroso. Mas é importante que ela saiba que não está sozinha: nós, da Coordenadoria da Mulher, estamos aqui para recebê-la, ouvi-la e ajudá-la”, completou Tereza Tenan.