Crianças revelam o Brasil que desejam na Árvore dos Sonhos nos Cras de Cabo Frio

Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Cabo Frio estão promovendo oficinas de convivência para as crianças que frequentam as brinquedotecas. Nelas, os pequenos ampliam os conhecimentos, reforçam o aprendizado e se divertem em atividades desenvolvidas com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e de convivência. Um dos temas geradores das oficinas é “Árvore dos Sonhos”, onde as crianças são incentivadas a sonhar e acreditar que seus sonhos podem se tornar reais.

Neste tema os orientadores sociais trabalham para despertar a autoconfiança de forma lúdica e encantadora, visando manter o interesse e a criatividade sempre em alta. Os pequenos correspondem às expectativas participando com entusiasmo, desde a escolha e preparação dos materiais, da confecção e montagem de cada parte e, por fim, da acomodação dos desejos de cada um por toda a “Árvore dos Sonhos”. De acordo com o secretário de Assistência Social de Cabo Frio, Rômulo Vidal, o tema foi escolhido porque representa uma metodologia participativa para levantamento de expectativas e desafios a serem enfrentados por um objetivo individual ou coletivo.

“Nesse projeto os orientadores sociais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) trabalham com a analogia das árvores onde a raiz representa a base de sustentação na busca de nossos objetivos, o tronco é o percurso para atingí-los, e a copa são nossos sonhos. É onde está o Brasil que queremos. Além disso, o tema proporciona fortalecer e ampliar o conhecimento que cada criança traz em sua bagagem intelectual”, afirmou o secretário.

Além das oficinas lúdicas do SCFV, nos Cras de Cabo Frio também são oferecidas outras atividades para as crianças como a “Sessão Pipoca”, onde a exibição de filmes e desenhos selecionados especialmente para a faixa etária é acompanhada de uma boa e quentinha pipoca. Há também a construção de jogos e brincadeiras, com produção de figuras geométricas e caixas de motricidade e equilíbrio, tudo com efetiva participação das crianças.

As brinquedotecas dos Cras de Cabo Frio são destinadas a crianças com idade entre três e seis anos. O responsável interessado em ingressar seus pequenos nas atividades deve procurar a unidade mais próxima de sua residência ou se dirigir à sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), portando seus documentos pessoais com foto e também documento da criança. A Semas está localizada na Rua Florisbela Roza da Penha, nº 292, Braga, Cabo Frio. O telefone é (22) 2648-4061.