Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Cabo Frio estão promovendo oficinas de convivência para as crianças que frequentam as brinquedotecas. Nelas, os pequenos ampliam os conhecimentos, reforçam o aprendizado e se divertem em atividades desenvolvidas com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e de convivência. Um dos temas geradores das oficinas é “Árvore dos Sonhos”, onde as crianças são incentivadas a sonhar e acreditar que seus sonhos podem se tornar reais.
SAIBA
MAIS:
Cras de
Cabo Frio oferece aula de natação gratuita para crianças
Assistência
Social fará mutirão para cadastramento no CadÚnico
Assistência
Social recebe orientações para atendimento em casos de abuso e exploração
sexual
Neste tema os orientadores sociais trabalham para despertar a autoconfiança de forma lúdica e encantadora, visando manter o interesse e a criatividade sempre em alta. Os pequenos correspondem às expectativas participando com entusiasmo, desde a escolha e preparação dos materiais, da confecção e montagem de cada parte e, por fim, da acomodação dos desejos de cada um por toda a “Árvore dos Sonhos”. De acordo com o secretário de Assistência Social de Cabo Frio, Rômulo Vidal, o tema foi escolhido porque representa uma metodologia participativa para levantamento de expectativas e desafios a serem enfrentados por um objetivo individual ou coletivo.
“Nesse projeto os orientadores sociais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) trabalham com a analogia das árvores onde a raiz representa a base de sustentação na busca de nossos objetivos, o tronco é o percurso para atingí-los, e a copa são nossos sonhos. É onde está o Brasil que queremos. Além disso, o tema proporciona fortalecer e ampliar o conhecimento que cada criança traz em sua bagagem intelectual”, afirmou o secretário.
Além das oficinas lúdicas do SCFV, nos Cras de Cabo Frio também são oferecidas outras atividades para as crianças como a “Sessão Pipoca”, onde a exibição de filmes e desenhos selecionados especialmente para a faixa etária é acompanhada de uma boa e quentinha pipoca. Há também a construção de jogos e brincadeiras, com produção de figuras geométricas e caixas de motricidade e equilíbrio, tudo com efetiva participação das crianças.
As brinquedotecas dos Cras de Cabo Frio são destinadas a crianças com idade entre três e seis anos. O responsável interessado em ingressar seus pequenos nas atividades deve procurar a unidade mais próxima de sua residência ou se dirigir à sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), portando seus documentos pessoais com foto e também documento da criança. A Semas está localizada na Rua Florisbela Roza da Penha, nº 292, Braga, Cabo Frio. O telefone é (22) 2648-4061.