Início da Via Sacra acontece nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (23) a comunidade católica vai dar início à Via Sacra, uma prática milenar e institucionalizada desde o século XVI. A concentração será a partir das 20h, no Convento Nossa Senhora dos Anjos, no Centro de Cabo Frio, com subida ao Morro da Guia e meditação sobre os dolorosos passos de Cristo do Pretório ao Calvário. A Via Sacra é um exercício penitencial e uma prática da piedade e devoção popular católica, que acontece às sextas-feiras no decorrer de cinco semanas durante a quaresma.


SAIBA MAIS:


Cada estação representa um percurso percorrido por Jesus durante a via dolorosa. “Esse tempo é um período especialmente dedicado à penitência, à conversão, à oração, ao jejum, à esmola, ao sacrifício, às renúncias, ao perdão, à reconciliação e à misericórdia. Percorremos com fé, esperança e caridade com um coração contrito e humilde o caminho que Nosso Senhor Jesus Cristo, ao carregar a cruz em direção ao Monte Calvário (lugar da crucificação), teve que percorrer após a sua condenação à morte de forma injusta”, explicou o padre Marcos Vinicios Santana, vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Assunção.


Os exercícios acontecerão ainda nos dias 02, 09, 16 e 23 de março, no mesmo horário e local, com apoio da Prefeitura de Cabo Frio. “Precisamos fomentar o turismo religioso, fortalecendo as tradições. Deste modo, trabalharemos em conjunto com a Guarda Municipal, Fiscalização de Posturas e Comsercaf e contaremos também com o apoio da Polícia Militar. Estamos em plena preparação e trabalhando em parceria para colaborar com a realização da programação religiosa que será oferecida aos moradores e turistas na Semana Santa”, destacou o Coordenador-Geral de Eventos de Cabo Frio, Saulo Mira.


O secretário de Cultura, Ricardo Chopinho, destaca a importância cultural da Via Sacra. “Esse exercício é uma prática religiosa que já faz parte da cultura da comunidade católica, e entendemos que essas tradições culturais precisam ser valorizadas e mantidas”, comentou. Já o vigário relembra a importância espiritual para o católico de vivenciar os últimos momentos de Jesus. “Relembramos ao mesmo tempo os últimos momentos de Nosso Senhor fazendo memória através de cada uma das quinze estações, pelas quais vamos também com Ele e por Ele receber a vida por meio de sua Paixão, Morte e Ressurreição. Com esse exercício espiritual, a Igreja nos convida a seguir o Senhor, pois ‘se com Ele morremos, com Ele ressuscitaremos’”, finalizou o padre Marcos Vinicios Santana.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.