Prefeitura de Cabo Frio reforça efetivo da Guarda Municipal para o feriadão da Independência

Expediente será normal, nesta segunda (6), em todos os prédios públicos municipais

Por conta do feriado nacional da Independência, nesta terça-feira (7), a Prefeitura de Cabo Frio vai reforçar, a partir deste sábado (4), a fiscalização em vários pontos da cidade. Equipes das Secretarias de Mobilidade Urbana, de Direitos Humanos e Segurança, de Meio Ambiente e Saneamento, da Fiscalização de Posturas, com apoio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, estarão nas ruas, fiscalizando o cumprimento do decreto municipal em vigência.

“Vamos fiscalizar bares e restaurantes verificando se estão cumprindo as determinações de espaçamento entre as mesas, capacidade de lotação, o encerramento das atividades à meia noite, e o abuso do som alto, após às 22h”, explica Tita Calvet, secretária municipal de Obras e Serviços Públicos e presidente do Comitê Executivo de Combate à Covid-19.

A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer enviará equipes às praias e polos gastronômicos, a partir de sábado (5), para fazer pesquisa de demanda turística e informar aos donos e gerentes de hotéis e pousadas sobre o cumprimento dos protocolos de prevenção da Covid-19.

O efetivo da Guarda Municipal será reforçado nas orlas das praias do Forte, Peró e Pontal de Tamoios. A fiscalização para coibir o estacionamento irregular, em todo o município, também será intensificada pelas Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana e Direitos Humanos e Segurança.

Quanto ao trânsito, a orla da Praia do Forte, a partir da Avenida Macário Pinto Lopes, na altura da Praça das Águas, pista sentido Passagem, ficará fechada a partir das 5h deste sábado (4) até o mesmo horário da quarta-feira (8).

OPERAÇÃO PARA BARRAR ÔNIBUS E VANS DE TURISMO SEM AUTORIZAÇÃO

A Prefeitura deu início nesta sexta-feira (3) a uma ação de fiscalização nas duas principais avenidas de acesso a Cabo Frio: a Wilson Mendes e a América Central. O objetivo é impedir o acesso de ônibus e vans de turismo que não têm permissão para entrar e permanecer na cidade durante o feriado da Independência.

A fiscalização, coordenada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, com apoio da Guarda Civil Municipal e do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), vai continuar neste sábado (4), a partir das 4h da madrugada.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Jefferson Buitrago, o Terminal de Ônibus de Turismo (TOT) vai operar na capacidade máxima permitida através do Decreto Municipal Nº 6.570/2021, com 80 veículos.

“Todos os veículos estão trazendo turistas que têm reservas nos meios de hospedagem da cidade, e para permanecer no TOT pagaram o Documento de Arrecadação Municipal (DAM). Para este feriado, o terminal está com a lotação completa. Então, para que não recebamos mais ônibus do que é permitido, estamos realizando essa ação. Os veículos flagrados fazendo transporte irregular de passageiros serão impedidos de entrar na cidade”, explica Jefferson Buitrago.

De acordo com o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Carlos Cunha, a ocupação da rede hoteleira para todo o período do feriado prolongado está em 70%, que é o máximo permitido em decreto municipal.

EXPEDIENTE SERÁ NORMAL NAS REPARTIÇÕES PÚBLICAS

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, não decretou ponto facultativo nesta segunda-feira (6), véspera do feriado da Independência. Isso significa que o expediente será normal em todos os prédios públicos, das 8 às 17h. Já na terça-feira (7) serão mantidos apenas os serviços essenciais como segurança, saúde e limpeza urbana.