Relatório do Tribunal de Contas do Estado aponta 25 irregularidades na Prefeitura de Cabo Frio entre janeiro de 2017 e janeiro de 2018

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro realizou uma auditoria na Prefeitura de Cabo Frio entre os dias 26 de fevereiro e 9 de março deste ano, com o objetivo de apurar possíveis irregularidades entre o período de janeiro de 2017 a janeiro de 2018. A Auditoria Governamental apurou casos de falhas na remuneração de servidores ativos, nas admissões de pessoal em cargos em comissão, na substituição de pessoal por terceirização de serviços, dentre outros. O relatório final do órgão aponta 25 casos levantados em documentos pesquisados da gestão passada.

Dentre as irregularidades apontadas pelo TCE-RJ, salários acima do teto permitido por lei, ou seja, servidor que ganhava mais que o prefeito; criação de cargos em comissão por Decreto do Chefe do Poder Executivo; nomeação de pessoal para exercício de cargo em comissão não criado por lei; nomeação de comissionados em número superior ao previsto em lei ou pagamentos a servidores que acumulavam cargos, funções ou remunerações de forma ilícita.

O prefeito Dr. Adriano Moreno, que começou o mandato em 18 de julho deste ano, foi notificado pelo Tribunal em 16 de outubro de 2018, para que cumpra as determinações do órgão imediatamente, caso contrário receberá multa diária e será responsabilizado. “Inúmeras irregularidades na administração pública que existem há décadas, como estas apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio, é que são responsáveis pela falência da máquina administrativa em Cabo Frio. Estamos trabalhando em todas as esferas para não só identificar os erros e desvios, como para sanar o mais rápido possível, todas estas anomalias pois precisamos cumprir o que determina a Constituição Federal”, declarou o prefeito.

Dentre as determinações do Tribunal, estão: redução de salários até o teto constitucional, limitado ao salário do prefeito; regulamentação de adicionais; suspensão do pagamento de parcelas como produtividade e adicional de plantão sem regulamentação; estabelecimento de critérios objetivos para o pagamento de adicionais; suspensão de pagamento a determinados cargos comissionados; suspensão de pagamento da parcela “insalubridade”, por divergência do disposto em lei; providências para cessar o pagamento de servidores por acumulações ilícitas e abertura de procedimento para verificação das acumulações, dentre outras.

A atual gestão também encontra problemas financeiros com bloqueios judiciais por conta do não pagamento de precatórios por gestões anteriores – atualmente esses bloqueios chegam a quase R$ 18 milhões em apenas três meses. O prefeito Dr. Adriano ressaltou ainda que “sabíamos que não seria fácil, mas impressiona o rombo irresponsável na esfera pública. Isso engessa a máquina, mas estamos em busca de parcerias e alternativas que nos façam olhar para o futuro com esperança”.

O relatório completo do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) está disponível no site do órgão. Nele consta que o ex-prefeito e alguns integrantes da equipe (de janeiro de 2017 a janeiro de 2018) foram notificados para apresentar defesa quanto às impropriedades apontadas no documento.

Dívida chega a mais de R$1,3 bilhão

Um dos maiores desafios da atual gestão é arcar com as consequências do déficit público. O valor da dívida da Prefeitura de Cabo Frio identificada até agora é de R$ 1.314.254.786,59. As dívidas são referentes a atrasos com pessoal, benefícios sociais, repasses ao Ibascaf, empréstimos consignados e parcelamentos com a Receita Federal. O levantamento é fruto de um trabalho realizado pela equipe técnica da Prefeitura. E esse número pode aumentar. Para se ter uma ideia, um dos parcelamentos em atraso, feito em 2013, pode elevar, de uma só vez, em mais de R$ 200 milhões, o montante que a Prefeitura deve, o que acresceria esse valor inicial a mais de R$ 1,5 bilhão. Outras dívidas ainda estão sendo apuradas.

SAIBA MAIS:

Em 70 dias de governo, Auditoria realizada pela equipe de Dr. Adriano Moreno identifica dívida de mais de R$1,3 bilhão

Apesar de rombo nas contas, prefeito Dr. Adriano Moreno trabalha para recuperar saúde financeira dos caixas da prefeitura

Em reunião, prefeito apresenta contas da administração para secretários

Antes de viajar em missão oficial à China para cumprir os protocolos finais de formalização do acordo de cooperação mútua que transforma Cabo Frio e Huzhou em “cidades amigas”, Dr. Adriano Moreno reuniu os secretários para mostrar um verdadeiro ‘raio –x’ das contas municipais. Uma apresentação de slides detalhou gastos, dívidas e adequações que precisam ser feitas, dentre elas, as determinadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio.

Na ocasião, foi exposto um relatório sobre a situação encontrada. As principais dívidas, como a de aluguel de imóveis, que totalizam 113 e respondem por R$ 3.768.407,55, e a folha de pagamento, que em agosto chegou a R$ 37,8 milhões, foram explanadas. O prefeito pediu empenho a todos na tomada de providências necessárias para mudar o quadro em que as contas municipais se encontram.

“Cabo Frio precisa de outras fontes de renda, de geração de empregos e estamos trabalhando para atrair empresas e negócios para a cidade. Os números são impressionantes, mas a vontade de lutar pela nossa cidade é maior e é isso que eu e minha equipe estamos fazendo, ‘o possível e o impossível’, para aumentar a geração de empregos. Temos esperança e garra”, finalizou o prefeito Dr. Adriano Moreno.