Solar dos Massa se firma como point de programação cultural em Cabo Frio

Quem está em busca de atividade cultural encontra no Solar dos Massa uma ótima opção. O prédio histórico fica na Praça Dom Pedro II, no Centro de Cabo Frio, e funciona como sede oficial da Biblioteca Municipal Professor Walter Nogueira, promovendo uma série de ações permanentes, gratuitas e abertas ao público.

SAIBA MAIS:

Uma visita ao prédio já é uma atração e tanto. Solar é um dos últimos remanescentes da arquitetura civil colonial da cidade. A estrutura, feita em pedra e cal, construída em 1779, abriga 400 livros raros da cidade, 20 obras de artistas locais e o arquivo municipal, além do acervo fotográfico de Wolney Teixeira.

Um dos projetos que o espaço possui é a exposição sobre Wolney Teixeira, que iniciou cedo na fotografia, seguindo a carreira do pai. Wolney marcou a vida de diversas pessoas registrando casamentos, batizados, festas religiosas, acontecimentos sociais e cívicos. Fotografou paisagens de Cabo Frio como praias e salinas. Ele foi um dos fundadores da Academia Cabo-friense de Letras. Pelo menos 47 obras do artistas estão em exposição permanente no Solar dos Massa.

O local possui, ainda, um acervo em torno de 400 livros raros que foram tombados pela Biblioteca Nacional, e um dos autores é Pedro Guedes Alcoforado, que viveu nos anos de 1920 em Cabo Frio e publicou o livro “O Tupi na Geografia Fluminense. Tem ainda obras de João do Rio, membro da Academia Brasileira de Letras, com o livro “Mulheres e os Espelhos”, impresso em Lisboa no início do século 20, e André Gibe, editado em Paris no ano de 1925, com o livro da vida e obras do escritor Oscar wilde.

A Casa do Escritor Cabo-Friense, também instalada no Solar, tem 170 livros e ainda continua recebendo obras de autores locais. Dentre as obras estão o autor Célio Mendes Guimarães, com o livro Trajetória da Sociedade Musical Santa Helena (1996), Hilton Massa com o livro “O sonho de Tia Mesinha – estórias de figuras da cidade” (1999) e também o Antônio Terra com o livro de Crônicas da Cidade (2003).

No Solar dos Massa também funciona o Espaço Multimídia da História, com o objetivo de resgatar e consolidar a identidade histórica cultural de Cabo Frio, transformando o local num ponto de referência turística, apresentando ao público em geral as raízes históricas da região. Além da exposição de Wolney Teixeira, no Espaço também acontecem os projetos “Cine Solariano”, através de curtas, o “Mulheres na Cultura” e o “Há de Seresta Vez”, além do “Conversando sobre a história de Cabo Frio”. O Solar dos Massa funciona de segunda à sexta, das 9h às 17h.