Código de Defesa do Consumidor é tema de ciclo de palestras do Procon Cabo Frio

Mudanças na legislação, que completou 33 anos em setembro, foram tratadas em encontro no auditório da Prefeitura, nesta terça (26)

Importante marco para as relações de consumo no Brasil, o Código de Defesa do Consumidor foi o tema do ciclo de palestras “O Desafio e a evolução do CDC – 33 anos”, promovido pelo Procon Cabo Frio, na tarde desta terça-feira (26), no auditório da Prefeitura. Os painéis trataram das mudanças no Código desde a sua criação, pela Lei Federal n.º 8.078, de 11 de setembro de 1990. Matéria incluída em 2021 no CDC, o superendividamento do consumidor foi tratado com destaque durante as palestras.

Compuseram a mesa principal o presidente da subseção de Cabo Frio e Arraial do Cabo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Kelven Ambrogi Lima; a subprocuradora-geral do município, Mônica Mello; a secretária interina de Governo, Luanna Cabral, representando a prefeita Magdala Furtado; e o advogado e presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal, vereador Thiago Vasconcelos.

Primeiro palestrante, Thiago falou das leis municipais de proteção ao consumidor. Em seguida, a gerente regional do Banco Itaú, Luciana Martins, palestrou sobre os conceitos de planejamento e educação financeira. Terceira a falar, a juíza leiga Daniele Guedes Cosme tratou dos aspectos do superendividamento, previsto na Lei Federal n.º 14.181/2021. Por fim, o fiscal efetivo do Procon Jorge Barbosa da Silva destacou as formas de tarifação e controle no fornecimento de água e esgoto pela Prolagos.

Após às palestras, foi aberto espaço para perguntas do público, composto por advogados, servidores dos Procons de outros municípios, como São Pedro da Aldeia, Macaé e Rio das Ostras; e de outros interessados no assunto.

A secretária adjunta de Defesa do Consumidor, Cláudia Tavares, aprovou o encontro e ressaltou a necessidade de abordar aspectos que ainda não são contemplados pelo CDC, principalmente àqueles relacionados ao uso da tecnologia.

“O CDC não fala de internet, mas como eu falei, 68% do consumo de empréstimos bancários são feitas de forma on-line ou por telefone. E aí a vulnerabilidade da população ocorre em massa. É muita gente sofrendo golpes porque existem portas abertas. Existe uma preocupação muito grande. A gente tem ido a todos os encontros, tentando fechar essas portas e proteger um pouco mais o consumidor”, concluiu a secretária adjunta.