Alunos do Evaldo Salles participam do Caminhos da História

Cerca de 27 alunos da Escola Municipal Evaldo Salles, no Peró, em Cabo Frio, participaram na manhã desta sexta-feira (5) do projeto “Caminhos da História”. Realizado através de parceria entre as Secretarias de Turismo e de Cultura, com apoio do curso de História da Universidade Estácio de Sá, ele consiste em visita a espaços culturais e históricos com historiadores contado curiosidades que envolvem o passado, a memória e o patrimônio de Cabo Frio.

Mesmo com o tempo frio e nublado, os estudantes, acompanhados da professora Ana Paula, puderam conhecer melhor a história de recantos como o bairro da Passagem, e também da igreja de São Benedito, do Forte São Mateus e do Charitas, com direito a um recital de piano. “Em todos os locais visitados era nítido o interesse das crianças pela história da cidade, mas o momento mais emocionante aconteceu no Charitas, quando um de nossos historiadores, que também é músico, resolveu tocar piano clássico. A maioria delas nunca tinha visto um piano clássico antes, muito menos ouvido o som de um, e a reação foi simplesmente fantástica”, contou Paulo Cotias, Superintendente de Turismo Histórico e Social da Secretaria de Turismo.

Lançado em junho de 2017, e suspenso em maio deste ano, o projeto “Caminhos da História” foi retomado em agosto. Concebido com finalidade educacional, ele incentiva a população a conhecer a história local, reconhecendo a importância dos ativos culturais e fazendo da história uma importante modalidade de atrativo turístico.

Os roteiros são sempre gratuitos e feitos de duas formas: de ônibus ou a pé. O trajeto de ônibus é restrito às unidades escolares públicas municipais e estaduais do município de Cabo Frio. Ele começa no Forte São Mateus, seguindo para a Passagem, São Bento, Charitas, Praça Porto Rocha e Museu de Arte Religiosa e Tradicional. Já os trajetos a pé são de livre participação de escolas públicas ou particulares, instituições sociais, e até mesmo a hoteleiros que queiram oferecer a atividade os hóspedes, e o roteiro geralmente começa na Fonte do Itajuru, seguindo para o Morro da Guia, Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio e Praça Porto Rocha.

Para agendar o passeio basta apenas que os interessados façam contato com a Superintendência de Turismo Histórico e Social através do Whatsapp (22) 99951-0293. “Só precisamos que o agendamento seja feito com antecedência para que possamos elaborar os roteiros, que podem sofrer alguma alteração em virtude do tempo ou de algum imprevisto”, explicou Paulo Cotias, lembrando que é aconselhável o uso de roupas e calçados confortáveis, e em dias de sol forte o uso de protetor solar além de cuidados com a hidratação durante o trajeto.